O Batismo é visto como uma das cerimônias mais importantes para os católicos. É um momento muito especial, pois, além de todo o ritual emocionante que é realizado, ele é muitas vezes, a primeira comemoração feita para o pequeno recém-nascido. O que faz com que o dia seja muito importante para as famílias.

Dessa forma, organizar todos os detalhes deste grande dia, exige muita dedicação! Isso porque são diversas coisas que você deve levar em conta no planejamento. Então, nosso objetivo hoje será apresentar a você, um passo a passo com tudo o que você precisar saber para organizar um batismo perfeito.

Abaixo, confira os tópicos de todos os pontos que farão parte do planejamento:

 

A escolha dos padrinhos

O primeiro passo para organizar o batismo é escolher os padrinhos. Eles são de suma importância para toda a celebração. Lembre-se que o casal escolhido deve ser crismado, algumas pessoas esquecem este ponto.

Uma dica que nós damos é que, na hora da escolha, procure selecionar pessoas que irão assumir o compromisso de “ser padrinho”. Pois, é algo que perdurará por toda a vida.

 

Convidados e Convites

Definir o número de convidados te ajudará a ter uma ideia da dimensão da festa e quantos convites você terá que enviar.

Um fato que você deve levar em conta também, é que o Batismo é uma cerimônia mais íntima! Ou seja, é recomendado convidar mais os membros da família, como os avós, tios, irmãos, e alguns amigos os quais você tenha uma boa amizade.

 

Local do Batizado e da Festa

Neste passo, você terá que definir a paróquia onde será realizada a cerimônia. Não se esqueça de verificar disponibilidade de datas na paróquia, pois também haverá o curso para pais e padrinhos.

Agora, sobre o local da festa, analise conforme sua necessidade. Com dissemos no tópico anterior, o número de convidados te dará uma boa base.

Outro fator que você pode levar em conta é a idade dos convidados. Se houverem muitas crianças você pode fazer a festa em um Buffet Infantil.

 

Horário

Normalmente, há 3 horários em que se comemora a festa após o Batismo. Todos são realizados ao final da celebração:

 

Cardápio

Para definir o cardápio da festa, dependerá do horário escolhido e de seu orçamento. O Buffet pode te ajudar bastante nesse momento também, geralmente eles já possuem cardápios completos para você não precisar se preocupar.

O bolo também é um fator super importante no Batizado. De uma atenção especial a ele! Há vários tipos que você pode usar, como: Naked Cake, Confeitado, Pasta Americana, vale a pena fazer uma boa pesquisa.

 

Decoração

Caso opte por fazer uma decoração, saiba que ela não precisa ser algo muito chamativo. Normalmente decorações de Batismo possuem cores mais neutras, como branco, azul claro, entre outras. Confira alguns exemplos abaixo:

 

Fotógrafo

Semana passada, nós postamos uma matéria com 10 dicas de como escolher um fotógrafo perfeito. Em um momento tão importante, não podemos deixar de registrar, não é mesmo? Portanto, certifique-se que o profissional fará um trabalho impecável.

 

Lembrancinhas

Você pode dar lembrancinhas a todos que foram ao Batismo. Abaixo, separamos alguns exemplos bem legais para você se inspirar:

 

Posso fazer o Batismo no mesmo dia do aniversário?

Sim! Muitas mamães já utilizam esta ideia. Que por sinal é ótima! Pois é uma possibilidade de juntar todo o orçamento para o Batismo e para o Aniversário do pequeno, e fazer aquela festa. Sem contar que o Batismo pode tornar o aniversário ainda mais especial e memorável.

 

Portanto, esperamos que as dicas de hoje te ajudem a organizar o Batizado de seu pequeno. Tem alguma dúvida ou sugestão de tema para nossas próximas matérias? Deixe seu comentário abaixo!

 

Deseja receber mais conteúdos como este?

Preenchendo as informações abaixo você receberá em seu e-mail:




 

 

Deixe seu Comentário

Comentários

Give a Reply