Como fazer uma Festa Junina? – Um guia simples e prático

Está pensando em organizar aquela Festa Junina, e ainda não sabe como? Então, hoje nós iremos te ajudar nessa tarefa. De fato, a Festa Junina é uma das celebrações mais queridas pelos brasileiros!

Seja pela diversão em dançar quadrilha, ou até mesmo pelo prazer em comer os pratos típicos, é um momento em que todos se unem para dar muitas gargalhadas e valorizar a nossa cultura.

Dessa forma, confira abaixo, um pequeno guia passo-a-passo, com os tópicos mais importantes que você precisa saber, para que seu arraiá seja um sucesso!

 

Planejamento

O primeiro passo para organizar sua festa é o planejamento. Nele você definirá: a lista de convidados, horário da festa (almoço, início ou final da tarde, jantar etc), o lugar onde será feito e os convites. Você pode optar tanto em fazer convites físicos ou virtuais, que podem ser enviados pelo WhatsApp, Facebook e/ou e-mail.

Aqui em nosso blog, nós temos uma matéria com 9 dicas de como fazer uma lista de convidados para sua festa que pode te ajudar nesta etapa.

 

Decoração

Esse é um dos pontos mais importantes na Festa Junina. Comece pelas famosas bandeirinhas, que são um item indispensável para a decoração! Elas podem ser feitas de diversos materiais como cartolina, sulfite, E.V.A e revistas usadas.

Os Balões são outro elemento essencial que não pode faltar na sua festa. Eles podem ter diversos tamanhos, o importante é que permaneçam com aquele formato característico que já estamos acostumados a ver.

Uma dica legal, é intercalar entre mini-balões e bandeirinhas, e pendurá-los no teto do local.

 

Roupas

Para as roupas é importante separar: Remendos para enfeitar, camisas xadrez e quadriculadas, chapéus de palha (com trança e laço para as pequenas) e vestidos bem coloridos.

Vale muito a pena deixar a criatividade fluir nesta etapa. Quanto mais engraçado, melhor!

Na parte da caracterização, é interessante também desenhar sardas, dentes pintados de preto e bigodes nos pequenos, o que já é algo bem tradicional nas escolas.

 

Comida

Quando você for decidir o que servir na festa, pense em um cardápio bem variado. As Festas Juninas costumam ter muitas opções de pratos, então é importante fazer pelo menos um pouquinho de cada um.

Geralmente os ingredientes mais utilizados são: Milho, arroz, coco e amendoim.

Abaixo, fizemos uma lista com comes e bebes perfeitos para o dia:

Comidas típicas: Maçã-do-amor, Cocada, Cuscuz, Arroz doce, Bolo de milho, Pipoca, Canjica, Caldos (Caldo Verde ou Feijão), Curau, Pé de moleque, Paçoca, Pinhão Cozido, Amendoim doce, Pamonha, Bolo de fubá, entre outros.

Bebidas típicas: Quentão, vinho quente e chocolate quente.

 

Músicas

Para animar a galera e colocar todo mundo para dançar, não se esqueça de separar um pouco de forró, xote, baião e sertanejo raiz. As músicas tem um papel muito importante na Festa Junina e proporcionarão muita diversão!

Para te ajudar, nós do Buffet Kids Kingdom, separamos 15 clássicos que não podem faltar na sua festa:

  1. Chegou a Hora da Fogueira – Lamartine Babo
  2. Festa do Interior – Gal Costa
  3. Asa Branca – Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga
  4. O Sanfoneiro Só Tocava Isso – Haroldo Lobo e Geraldo Medeiros
  5. Eu Só Quero um Xodó – Dominguinhos
  6. Cai, Cai Balão – Assis Valente
  7. Isso Aqui Tá Bom Demais – Dominguinhos
  8. Pula a Fogueira – Getúlio Marinho e João Bastos Filho
  9. Esperando na Janela – Raimundinho do Acordeon, Targino Gondim e Manuca Almeida
  10. O Xote das Meninas – Zé Dantas e Luiz Gonzaga
  11. Pedro, Antonio e João – Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago
  12. Sonho de Papel – Alberto Ribeiro
  13. São João na Roça – Luiz Gonzaga
  14. Naquele São João – Trio Nordestino
  15. Xote da Alegria – Falamansa

 

Jogos e Brincadeiras

Por fim, chegamos aos Jogos e Brincadeiras. Os jogos mais conhecidos são: o Jogo das Argolas (em que o participante deve acertar argolas em garrafas) e a Pescaria, que é o favorito dos pequenos! Ambos podem ser feitos em casa artesanalmente.

Já as brincadeiras tradicionais são: Corrida de saco, Corrida com ovo na colher, Mimica, Derrubando latas, Correio Elegante, entre outras.

Para entreter os adultos, o ideal é organizar o Famoso Bingo! Lembre-se de separar alguns presentinhos para os vencedores.

 

Bônus – Dica extra

Faça uma Fogueira Artificial

Mesmo com um local pequeno para a festa, ainda é possível fazer uma pequena fogueira artificial que encantará a todos os convidados. Você só precisará fazer um arranjo de madeira em formato de fogueira, papéis celofanes na cor laranja e amarela, e uma lâmpada ou lanterna (opcional). E o resultado você confere abaixo:

Obs.: Tome cuidado ao posicionar a lâmpada abaixo do papel. É importante deixa-los um pouco afastados, pois ela emite calor.

 

E então queridos leitores, o que acharam da matéria de hoje? Gostaram do passo-a-passo? Já vão começar com os preparativos para o arraiá? Deixe seu comentário para a gente!

Leia a nossa matéria anterior: Cardápio com culinária brasileira em um Buffet Infantil – Como fazer?

 

Deseja receber mais conteúdos como este?

Preenchendo as informações abaixo você receberá em seu e-mail:





 

 

 

Deixe seu Comentário

Comentários

Give a Reply