Chá de Fraldas – O que é e como fazer?

Sendo uma alternativa para o Chá de Bebê, o Chá de Fraldas tem se tornado cada vez mais popular entre as famílias brasileiras! Ele já é o favorito de muitas “futuras mamães”.  Isto porque, este tipo de comemoração possui uma série de características que fazem dela muita vantajosa.

Deste modo, nosso objetivo hoje será apresentar o que é um Chá de Fraldas e também como fazê-lo! Para que assim, tudo sai perfeito e muito divertido. Vamos começar explicando a diferença entre Chá de Fraldas e Chá de Bebê.

 

O que é o Chá de Fraldas e qual a diferença para um Chá de Bebê?

O Chá de Fraldas é uma comemoração muita parecida com o tradicional Chá de Bebê, sendo que sua principal diferença são os presentes! Ao contrário do Chá de Bebê, no Chá de Fraldas os presentes não são variados.

Eles serão apenas fraldas para o bebê. O que é ótimo, pois será algo que ele irá usar bastante e por muito tempo! E isso também faz com que os pais economizem bastante no primeiro aninho do pequeno.

Quanto à decoração, cardápio e brincadeiras, ele é bem parecido ou igual ao Chá de Bebê. Abaixo, vamos explicar melhor cada um dos tópicos para o planejamento do grande dia.

 

Organizando a comemoração…

 

Comece definindo o básico

Defina a data, horário e local onde será o Chá de Fraldas. É o primeiro passo do planejamento e que influenciará todos os outros. O que você deve ter em mente é:

1 – Escolher uma data em que todos possam comparecer;

2 – Escolher um horário com base na disponibilidade dos convidados e no cardápio. Caso você opte por horários como almoço ou jantar, será necessário se preocupar com o que será servido no prato quente! O que não acontecerá, caso a comemoração seja feita à tarde.

3 – Escolher um local de acordo com sua necessidade! Que pode ser desde um Buffet Infantil, que é perfeito para não precisar se preocupar com cardápio e decoração, por exemplo. Ou então, pode fazê-lo em casa mesmo.

 

Lista de convidados e Lista de Presentes

A Lista de convidados é outro ponto muito importante para o planejamento. Aqui no blog, nós temos uma matéria com 9 dicas de como fazer uma lista de convidados. Por mais que ela tem um foco mais para festas de aniversário, algumas dicas você pode usar para o Chá.

E após definir a lista de convidados, será a hora de definir a lista de presentes. “Mas, como assim, os presentes não eram só fraldas?”. Sim, porém, é necessário dividir os tamanhos das fraldas entre os convidados! Para que não fique acumulado somente um tamanho.

A quantidade recomenda de cada tamanho é:

Tamanho: RN – 10 pacotes

Tamanho: P – 20 pacotes

Tamanho: M – 60 pacotes

Tamanho: G – 60 pacotes

O tempo de uso estimado para essa quantidade é de 1 ano à 1 ano e meio.

 

Decoração e Bolo de Fraldas

Agora para a decoração, você pode escolher um tema, como por exemplo: Aviões, Unicórnio etc. Ou então, usar o objetivo da festa como tema! Abaixo, você pode conferir alguns exemplos em ambos os casos:

Um item que não pode faltar na sua decoração, é o Bolo de Fraldas! Ele já é um clássico nos chás e consiste em um Bolo Fake, ou seja, um bolo não comestível para fins decorativos. Ele é bem simples de fazer! Confira alguns exemplos a seguir:

 

Cardápio

Para o cardápio, como dissemos anteriormente, dependerá primeiramente do horário da festa. Caso, você faça sua comemoração em um Buffet Infantil, eles já possuem um cardápio definido com vários aperitivos para acompanhar a ocasião, e também os pratos principais.

Porém, se você preferir fazer por conta própria, separe bolos de vários sabores, salgadinhos, biscoitos e sanduiches. Para as bebidas, é legal separar água, sucos, águas aromatizadas, refrigerante e alguns chás também.

O prato quente, você pode escolher uma opção prática como macarronada. E também não se esqueça dos docinhos! Podem ser os mesmos clássicos de aniversário, como: Beijinho, brigadeiro e doce de leite.

 

Convites

Semana passada, nós postamos uma matéria sobre Convite de aniversário Infantil – Físico ou Virtual?. Onde discutimos sobre essas duas formas de fazer um convite para uma comemoração. Lá você também irá encontrar algumas dicas sobre como criar seu convite. Para o Chá de Fraldas, o princípio para fazer um convite é idêntico ao de um aniversário, mudando somente seu layout.

 

Brincadeiras

São as mesmas que acontecem em um Chá de Bebê! Caso você ainda não conheça, ou não se lembre, deixaremos 3 exemplos bem clássicos para você se inspirar.

1 – Qual é o tamanho da barriga?

Separe um rolo de barbante e uma tesoura para essa brincadeira. A partir disso, os convidados devem tentar adivinhar qual o tamanho da barriga da futura mamãe. Peça a eles para cortar o tamanho correspondente à circunferência da barriga no barbante. Ganha quem conseguir chegar mais perto do tamanho verdadeiro.

2 – Conselhos das amigas

No início da festa, peça a cada convidada que escreva um conselho para a futura mamãe em um papel! Elas devem coloca-los dentro de uma caixa. Ao final da comemoração, esta caixa será aberta e a futura mamãe terá que ler em voz alta. Geralmente, costuma ser um momento bem divertido!

3 – Quem é?

Peça a cada convidado que leve uma foto sua de quando ainda era criança e separe-as em uma caixa. A tarefa da futura mamãe será adivinhar quem é em cada uma das pessoas nas fotos. E se errar, deve pagar uma prenda. O que deixa a brincadeira ainda mais divertida!

 

Lembrancinhas

E por fim, você deve definir quais serão as Lembrancinhas que irão ser entregues aos convidados. Apesar de não serem muito comuns em Chás de Fraldas, as lembrancinhas são uma ótima maneira de agradecer a todos pela presença.

Existem vários tipos que você pode escolher! Desde lembrancinhas prontas até feitas a mão. Abaixo, separamos alguns exemplos para você se inspirar:

Portanto, esperamos que as dicas de hoje te ajudem a organizar seu Chá de Fraldas e que ele seja um sucesso. Tem alguma dúvida ou sugestão de tema para nossas próximas matérias? Deixe seu comentário abaixo!

 

Deseja receber mais conteúdos como este?

Preenchendo as informações abaixo você receberá em seu e-mail:





 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Comentários

Give a Reply